Trilha da Massamba


Caminhada guiada realizada em trilhas com nível de mínimo a médio de dificuldade, com até 8km de extensão. O roteiro inicia-se num sítio arqueológico (sambaqui) constituído por uma grande duna na Praia Grande e segue até o final em trecho localizado dentro da Área de Proteção Ambiental – APA da Massambaba, que por sua vez faz parte de outra importante unidade de conservação, o Parque Estadual da Costa do Sol – PECS.

A Trilha da Massambaba possui grande importância ecológica e percorre um ambiente de restinga, na faixa de areia que separa as águas da Lagoa de Araruama do mar aberto. É um celeiro de biodiversidade que abriga variados ecossistemas, onde se pode avistar grande variedade de pássaros ( entre eles, uma espécie endêmica: o Formigueiro-do-litoral (Formicivora littoralis) ), e plantas de grande valor alimentar, medicinal e etnobotânico, através das quais é possível conhecer um poucos dos hábitos, da cultura e dos conhecimentos tradicionais dos atuais e, sobretudo,dos antigos moradores da região. Aroeira cambuí, pitanga, bajirú, pitangubaia e guapeba são apenas alguns exemplos de frutos abundantes nessa região. Além disso, a restinga de Massambaba também apresenta uma peculiar evolução geológica que envolve uma ação combinada do mar e dos ventos. Tudo isto torna a área especial para observação de fenômenos naturais do presente e do passado da Terra. Ao final da trilha é possível um mergulho nas águas da Praia Grande.

Acompanhamento feito por guia credenciado pelo Ministério do Turismo e (ou) pelo INEA para condução em unidades de conservação na área do Parque Estadual da Costa do Sol – PECS.