Trilha do Telégrafo (Pontal do Atalaia)


Caminhada guiada realizada em trilha de dificuldade média a acentuada, com cerca de 3,5km. Passando pela Praia Brava e por diversos pesqueiros (Cavalo, Olho de Boi, entre outros) pela  face externa do Pontal do Atalaia, proporciona  deslumbrante vista da Ilha do Francês e do Ilhote, da Praia Brava e de praticamente toda a extensão da Praia Grande, incluindo os distritos de Figueira e Monte Alto.

Na parte mais alta, onde se encontram as ruínas da Estação Telegráfica que dá nome à trilha, construída em 1864, é possível ter uma vista panorâmica de Arraial do Cabo, dos Morros da Cabocla e do Cruz, e da Praia do Forte, em Cabo Frio. A trilha passa ainda pela Furna das Mulheres, que marca, no mar, o ponto aproximado do naufrágio do navio inglês a vapor,  Harlinger, ocorrido em 4-11-1906. Entre os meses de novembro e dezembro aumentam as chances de se avistar baleias.

Acompanhamento feito por guia credenciado pelo Ministério do Turismo e (ou) pelo INEA para condução em unidades de conservação na área do Parque Estadual da Costa do Sol – PECS.